Conceitos: O que são e como nasceram as Scrambler…

By on 19 Janeiro, 2022

Quase todos nós já ouvimos falar de motos scrambler da Ducati, Triumph e de outras marcas. Por certo também, já deve ter questionado o que são exactamente estas máquinas, como nasceram e porque se chamam scramblers? Vamos tentar esclarecê-lo.

No final da década de 1920, em Inglaterra, realizaram-se algumas corridas de um a outro ponto. Percorrendo qualquer terreno colocado no caminho, por mais difícil que fosse, os concorrentes tinham do percorrer no mais curto espaço de tempo possível. Nessa altura, as motos offroad ainda não existiam tal como hoje existem, sendo necessário adaptar as motos de estrada existentes para enfrentar os desafios de todo-o-terreno durante a competição.

Este tipo de corridas eram designadas como ‘Scrambles’ e nos anos 50 evoluíram para alguns desafios organizados como o ‘Californian Desert Scramble’ ou as corridas em circuito fechado, e essa é a razão pela qual a era das scramble é conhecida como o nascimento do ‘Motocross’. Mais tarde, em meados dos anos 60, as máquinas aproximaram-se das motos de terra que hoje vemos na produção e foram apelidadas de ‘Scramblers’.

Num curto espaço de tempo, esse conceito Scrambler chegou à produção em massa em fabricantes muito populares como a Triumph, BSA, Ducati… outros mais tarde também o adoptaram, como a BMW.  

Em relação às características das scrambler originais, podemos resumir a dez as alterações essenciais que na época havia a fazer: terem um motor com forte binário, um escape montado mais alto, uma elevada altura ao solo, um assento mais curto e com bom estofamento, um estilo bruto, depósitos pequenos, componente leves, um painel de instumentos minimalista, rodas com raios resistentes e pneus offroad.

Na prática o importante era a moto ser potente, fiável e leve, sem dar muita atenção ao aspecto visual. E essa é a razão pela qual as scramblers são motos muito interessantes de conduzir.

Posto isto, de alguma forma temos de ver nos nosso tempo o renascimento do conceito Scrambler, como um certo revivalismo desses tempos memoráveis da década de 1920, na prática tempos que impusionaram competições tão diversas como o enduro e o motocross. Mais antigo, só mesmo o Scottish Six Days Trial, que teve a sua primeira edição em 1909.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments