Cuidado, não se deixe enganar com equipamentos ‘falsos’

By on 6 Julho, 2022

Sabe como pode reconhecer certificados falsos de vendedores de equipamentos para motociclistas quando faz compras online? É mais fácil do que pensa.

FONTE: FEMA

O vestuário técnico para motociclistas não pode ser legalmente colocado no mercado europeu, a menos que tenha sido testado e oficialmente certificado. É simples como isto. Por lei, as roupas para motociclistas vendidas na UE e no Reino Unido devem estar em conformidade com o Regulamento de Equipamento de Proteção Individual (EPI). A conformidade com os padrões e a marcação CE garantem-lhe a si, comprador, que o vestuário de motociclismo é adequado para essa finalidade.

A FEMA (Federação Europeia de Associações de Motociclistas) analisou vários vendedores que estão a promover ativamente os seus produtos por meio das redes sociais e examinou algumas das reivindicações feitas por esses vendedores. Normalmente, se você começar a fazer perguntas, será completamente ignorado ou tentarão confundi-lo e distraí-lo com informações não relevantes.

CUIDADOS COM OS ‘BORLÕES’ NA INTERNET

Algumas empresas mentem descaradamente, e algumas simplesmente não querem saber das suas obrigações legais e, pior ainda, não fazem nenhum esforço para as conhecer. Um bom exemplo de uma empresa que pode se encaixar numa dessas duas categorias – enganar conscientemente os seus clientes ou ser vítima de um golpe – é a CarvenalCo, com sede na Noruega.

A CarvenalCo está a inundar os canais de mídia social como o Facebook e Instagram com anúncios de suas ‘luvas de motos’, que fazem parte da linha de produtos que oferecem. Se acessar ao site e selecionar um par de luvas, eles mostram um ‘certificado de conformidade’, com a marca CE muito reconhecível. Quando perguntamos diretamente se as suas luvas são aprovadas pela CE como luvas de moto, recebemos o mesmo certificado enganoso.

Então, o que é enganoso sobre o ‘certificado’? Fala de ‘conformidade CE’; essa é uma afirmação inexistente, e destina-se apenas a atirar areia para os nossos olhos. Os vendedores de equipamentos para motos que não são aprovados pela CE também costumam usar textos enganosos, como ‘Certificado CE’, ‘Certificado de Conformidade CE’ ou ‘Avaliação de Conformidade CE’, de acordo com o especialista Paul Varnsverry, que alerta para mais e mais organizações desonestas a surgirem, oferecendo esses documentos falsos, e mais e mais empresas que vendem online que estão a comprar esses documentos e a enganar potenciais clientes. A obtenção desses ‘certificados’, geralmente envolve apenas o pagamento da taxa de documentação da empresa emissora e evita os custos de teste.

CERTIFICAÇÕES ‘CE’ FALSAS

O certificado da CarvenalCo mostra claramente o logotipo da CE, tentando fazer com que pareça um documento confiável. Mas, lendo as letras pequenas no certificado, estas dizem: “A marca CE mostrada acima é apenas para referência e não indica credenciamento.” Basicamente, eles admitem que não têm aprovação CE; apenas usam o logotipo para enganar o cliente.

Paul Varnsverry, especialista em roupas para motociclistas e diretor técnico do PVA-PPE Group , disse: “Parece que a CarvenalCo adquiriu um certificado, embora um ‘Certificado de Conformidade’ enganoso e totalmente sem sentido emitido pela Euro Assessments and Certification Limited , uma empresa que não aparece no banco de dados EU NANDO de organismos oficiais de certificação e assim não tem status legal para afirmar que um produto está em conformidade com o Regulamento de EPI. Já denunciei a empresa, cujo endereço é um escritório virtual em City Road, Londres, ao Office for Product Safety and Standards .” Na sua página no LinkedIn, Paul Varnsverry expõe incansavelmente sites que vendem roupas para motociclistas com falsas alegações sobre a aprovação da CE, e ele tem pedido aos hosts de domínio para deitar abaixos os sites de empresas que estão a infringir a lei.

A CarvenalCo certamente não é a única empresa que tenta vender produtos com falsas declarações de aprovação, existem inúmeras empresas a fazer o mesmo na Internet, portanto, certifique-se de analisar as declarações de forma crítica se estiver a comprar online.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments