Cyclone RA9: O protótipo de uma nova V-Twin 1000

By on 28 Setembro, 2021

O certame CIMA Motor Show deste ano revelou pistas sobre uma possível nova moto, reveladas na Cyclone RA9, o mais recente protótipo da Zongshen.

A produção de motos na China segue em grande força e a Cyclone, marca premium do fabricante Zongshen – parceiro chinês do grupo Piaggio – apresentou o concept Cyclone RA9, munido de um V2 de 987 cc com desenho semelhante às unidades que serviram as Aprilia Shiver e Dorsoduro.  

A Cyclone é a marca de ponta do fabricante Zongshen, parceiro chinês do grupo Piaggio que é responsável pela produção de todos os tipos de motos da marca Aprilia. Foram precisamente essas ligações europeias, que estão na génese da criação da nova RA9.

CYCLONE RA9

Embora no momento pareça uma moto puramente conceptual, a RA9 na verdade incorpora muitos componentes de produção – incluindo peças importantes como o motor e o quadro – que foram usados ​anteriormente nas Aprilia Shiver e Dorsoduro . O quadro do tipo treliça em aço tubular une-se a partes laterais em liga fundida na traseira, sendo portanto uma réplica fiel da estrutura das Shiver e Dorsoduro, embora seja agora munido de um novo braço oscilante de um só lado, embutido numa ciclística muito mais agressiva e que inclui um enorme escape único . Como pode ser visto nas fotos, trata-se de uma moto do tipo roadster bastante agressiva e de um lugar , sem aparente opção de transporte de passageiros ou bagagem.

O motor é derivado do DOHC V-twin da Aprilia , mas com uma nova especificação para a RA9. Enquanto a Shiver estreou o motor de 750 cc em 2007 (expandindo-o para 896 cc nos modelos Shiver e Dorsoduro 900 e finalmente para 1.197 cc na Dorsoduro 1200 em 2011), a RA9 terá um motor com 987 cc de cilindrada. Ainda de acordo com a Zongshen, as especificações da Cyclone RA9 incluem uma potência máxima de 112 cv a 9.500 rpm, junto com um binário de 72 Nm a 7.500 rpm, e um peso com combustível de cerca de 215 kg. Este protótipo foi ainda apresentado com travões radiais da J.Juan – hoje pertença da Brembo – apoiados por um ABS da Bosch.

CYCLONE RX850

Mas as notícias da Zongshen não se ficam por aqui, uma vez que no CIMAMotor foi ainda exibida outra novidade da linha Cyclone, ​​a RX850 , uma evolução da RX6 que a empresa lançou no início deste ano e que está equipada com uma versão do motor paralelo de 650cc da Norton, destinados aos modelos Atlas da marca britânica.

Com a produção da RX6 prestes a começar, a versão 850cc não demorará a chegar e possivelmente o fará em mais mercados, porque a Zongshen tem planos de vender esta moto internacionalmente e não apenas no mercado chinês. Além disso, o fabricante também teve um exemplar do motor de superbike Norton V4 de 1.200 cc presente no seu expositor – o que revela que mais algo pode estar a ser preparado.  

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments