Ducati Hypermotard 950 SP 2022: Atualização e Euro 5

By on 19 Maio, 2021

A Ducati Hypermotard recebe a sua atualização do Euro 5 e um novo grafismo, precisamente na semana em que a Ducati se prepara para iniciar a sua campanha no Campeonato do Mundo de Superbike de 2021. 

Com o lançamento da nova Monster e Multistrada V4, sem mencionar a estreia no showroom da Streetfighter V4, 2020 foi um ano movimentado para todas as gamas da Ducati. Tanto que parecia ter caído no esquecimento a mais rebelde e irreverente da gama, a Hypermotard 950 SP, que foi forçada a aguentar um pouco mais para chamar a atenção da Ducati. Esse dia chegou agora, com a Ducati a fazer os ajustes obrigatórios necessários para levar o modelo até ao regulamento Euro 5 e a dar-lhe uma leve atualização.

A supermotard permaneceu fiel ao original lançado em 2005 e é talvez o modelo mais throwback deixado na gama, após o reestilização da Monster. Como tal, a Ducati não mexeu muito com a fórmula, mantendo a mesma silhueta angular e atitude infundida de hooligan.

FAMÍLIA FUN-BIKE

A família de fun-bikes de Borgo Panigale consiste em três modelos: Hypermotard 950, Hypermotard 950 RVE e Hypermotard 950 SP. Três diferentes escolhas, que permitem ao condutor divertir-se nas curvas mais também enfrentar com facilidade o tráfego urbano com toda a segurança oferecida pelo sofisticado equipamento eletrónico da Ducati.

O design da Hypermotard 950 é inspirado pela imagem das supermoto e anda em torno da dupla saída de escape sob o assento e das reduzidas superestruturas que deixam visíveis os componentes mecânicos, incluindo o sub-quadro traseiro em treliça que passa a imagem de leveza e simplicidade. A ergonomia da moto, também derivada do mundo do supermoto, assegura uma posição de condução com o tronco erguido e cotovelos abertos, que se traduz num grande controlo do veículo, enquanto o assento plano garante a possibilidade de amplos movimentos longitudinais.

A Hypermotard 950 SP representa o topo da gama e distingue-se dos outros dois modelos pelas suspensões Öhlins com maior curso, jantes forjadas Marchesini e, de série, o Ducati Quick Shift (DQS) Up and Down EVO.

MOTOR COM 114 CV

O motor da família Hypermotard 950 é a unidade bicilíndrica de 937 cc Ducati Testastretta 11°, capaz de entregar 114 cv às 9.00 rpm e de gerar uma curva de binário plana cujo pico é de 9.8 kgm às 7,250 rpm. Estes valores de potência e binário permanecem inalterados com a transição para a homologação Euro 5.

A caixa de velocidades foi revista para tornar mais fácil engrenar o ponto morto quando a moto está estacionária e assegurar a máxima precisão na seleção de mudanças, adotando a mesma solução técnica usada da Monster e da SuperSport 950. O sistema faz com que o tambor do seletor gire em rolamentos, assegurando uma fricção reduzida. Para além disto, a mola do seletor tem mais carga, para prevenir que o sistema permaneça inativo nas posições intermédias, tornando-se assim mais preciso.

A Hypermotard 950 em esquema de cores Ducati Red, a Hypermotard 950 RVE caracterizada por “Graffiti” e a Hypermotard 950 SP na nova cor “SP” estarão disponíveis para compra em concessionários da rede Ducati a partir de junho de 2021. As três versões também estão disponíveis numa versão limitada em potência para portadores da licença A2.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments