O último episódio do Ducati World Première 2025 (aqui o link para o ver) apresenta a nova XDiavel V4, a Sport Cruiser fabricada em Borgo Panigale. Uma moto única, cuja alma combina agora o desempenho do motor V4 derivado do MotoGP com uma posição de condução cruiser e a beleza sensual que caracteriza todas as Ducatis. Uma reinterpretação ainda mais musculada, sofisticada e de alto desempenho dos conceitos que a primeira XDiavel 1260 introduziu na categoria.
Uma moto para aqueles que querem algo diferente de tudo o resto e gostam de se destacar. Desde os entusiastas que procuram uma moto com grande estilo até aos amantes do charme cruiser fascinados, ao mesmo tempo, pelas performances Dragster que sempre caracterizaram a XDiavel.
As suas linhas são musculadas e, ao mesmo tempo, elegantes. A posição de condução baixa e descontraída continua a oferecer ao condutor um grande controlo. A sua personalidade atrai as atenções. A XDiavel V4 é uma moto capaz de deslizar a baixa velocidade nas avenidas da cidade com a mesma naturalidade com que dança entre as curvas das colinas.
A XDiavel V4 é surpreendente. O seu motor V4 Granturismo de 1.158 cc confere-lhe um desempenho de referência para a categoria. Com 168 cv de potência e 12,8 kgm de binário, combina linearidade a baixas rotações com um binário vigoroso em toda a gama de regimes. A cambota contra-rotativa, associada a um dos pesos mais baixos da categoria (229 kg em ordem de marcha sem combustível), confere à XDiavel V4 um comportamento de referência no segmento.
Motor V4 derivado do MotoGP
A XDiavel adopta o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, uma solução técnica que melhora as prestações, a dinâmica e o prazer de condução. Isto deve-se também à sofisticada tecnologia da cambota contra-rotativa que, tal como na moto de MotoGP da Ducati, reduz o efeito giroscópico, aumentando a agilidade. O motor é um elemento central do design da moto, também graças ao acabamento em preto brilhante adotado, único entre os motores V4 da Ducati.
Potente (168 cv), rico em binário a todos os regimes (com um valor máximo de 12,8 kgm às 7.500 rpm, mais 0,2 kgm do que a Multistrada V4) mas também leve e compacto, o V4 Granturismo (que deriva do Desmosedici Stradale da Panigale V4 e da Streetfighter V4) é ao mesmo tempo fluido, regular e utilizável mesmo a velocidades mais baixas.
Quadro
O desempenho estimulante do motor V4 Granturismo combina-se com uma agilidade e dinâmica inesperadas para uma moto deste tipo, o que se traduz em prazer de condução e segurança em todas as situações.A XDiavel V4 tem um peso em ordem de marcha de 229 kg, o que representa uma poupança de 6 kg em relação à XDiavel 1260 S, graças à leveza da V4 Granturismo e a intervenções direcionadas em muitos dos elementos da moto.
Tudo isto é combinado com o requinte dos componentes. A moto está equipada com uma forquilha invertida com escoras de 50 mm e um amortecedor com disposição em cantilever, ambos totalmente ajustáveis. O desempenho do V4 Granturismo de 168 cavalos, combinado com o pneu traseiro 240/45 e as relações de caixa dedicadas, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3”, com um impulso verdadeiramente impressionante.
O sistema de travão, com discos de 330 mm e pinças Brembo Stylema®, garante um desempenho recorde, com valores de desaceleração máximos de 11,5 m/s2. Um valor que geralmente caracteriza as motos de competição, que só é possível graças a uma calibração muito refinada do sistema ABS, beneficiando a segurança em todas as condições.
Eletrónica
O condutor pode explorar plenamente e com segurança as prestações da XDiavel V4 graças a um conjunto de eletrónica completo e eficaz. A XDiavel V4 oferece três Modos de Potência e quatro Modos de Condução: Sport, Touring, Urban e Wet, graças aos quais o condutor pode adaptar a potência do motor e a intervenção dos sistemas de assistência à condução – Ducati Traction Control na versão Cornering, Ducati Wheelie Control e ABS Cornering – à situação e às suas preferências do momento.
O Cruise Control torna as viagens em autoestrada mais relaxantes, enquanto o Ducati Quick Shift up/down, derivado do da nova Panigale V4, torna a utilização da caixa de velocidades em geral menos cansativa e mais eficaz na condução desportiva. Por último, o Launch Control garante arranques rápidos quando se pretende tirar o máximo partido da performance de aceleração da XDiavel V4.
Cores e disponibilidade
Pela primeira vez, a XDiavel V4 está disponível em duas cores, Burning Red e Black Lava, ambas metalizadas, que a tornam ainda mais única e cujos nomes, que remetem para o fogo, sublinham as emoções despertadas por esta moto. Pela primeira vez, a XDiavel é proposta em vermelho, mas um vermelho diferente do icónico Ducati Red e do brilhante Racing Red.
A XDiavel V4 chegará aos concessionários em maio de 2025.