Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Ducati Streetfighter V4 Lamborghini: Desafio aos sentidos

By on 5 Setembro, 2022

Em pleno coração do Motor Valley e no prestigiado contexto do Grande Prémio de San Marino e da Riviera de Rimini, a Ducati revelou a nova Streetfighter V4 Lamborghini. Uma edição numerada e limitada de 630 + 63 unidades, inspirada no supercarro Lamborghini Huracán STO, mas onde não falta o número ’63’ que identifica a moto de Pecco Bagnaia… Um autêntico desafio aos sentidos, associado ao músculo da conhecida lutadora de rua.

Preparem-se desde já para os superlativos, porque esta é uma moto acima de todas as outras, que incorpora valores de extrema performance, carácter desportivo e exclusividade partilhadas pela Ducati e Lamborghini, duas marcas de excelência.  O resultado é uma mágica combinação de tecnologia, performance e beleza, capaz de deixar os fãs a sonhar desde o primeiro olhar.

Construída sob a base técnica da Panigale V4 S 2023 e integrando elementos que caracterizam o ADN da Lamborghini, a Ducati criou este modelo híper-exclusivo. A moto será produzida numa série limitada e trabalha sobre os conceitos que deram vida ao Lamborghini Huracán STO. O Huracán STO é o modelo de maiores prestações já feito na família Huracán, um automóvel superdesportivo criado com o único propósito de oferecer todas as sensações da condução desportiva e a tecnologia de um verdadeiro carro de competição, num modelo aprovado para a utilização em estrada. Uma abordagem com materiais leves e design funcional, que se juntam para expressar pura performance.

As características de estilo da Lamborghini foram transferidas para a Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, começando pelas jantes forjadas feitas especificamente para esta moto com o design do Huracán STO. A jante traseira é enriquecida pela presença de uma única contraporca em titânio, tal e qual como no design Lamborghini.

O Centro Stile Ducati redesenhou as superestruturas desta moto especial retirando uma forte inspiração ao Huracán STO: no guarda-lamas dianteiro, cobertura do depósito, quilha e secção traseira, tudo componentes novos, os extratores, condutas e entradas de ar foram recordam de forma explícita aqueles que estão presentes no carro. Especificamente, o guarda-lamas é inspirado pelas condutas de ar integradas no “cofango” do Lamborghini, os extratores criados na quilha seguem as entradas de ar de arrefecimento para os travões traseiros do Huracán STO, os presentes nas tampas laterais do depósito remetem para as condutas na grelha dianteira do carro, e os extratores na secção traseira monolugar referem às presentes no capot do Lamborghini.

Outro testemunho da obsessiva atenção ao pormenor que caracteriza a moto é o facto de todos os componentes em carbono (incluindo os já mencionados guarda-lamas dianteiro, quilha, tampa do radiador, asas, cobertura do depósito e secção traseira), serem feitos usando a mesma textura visível no automóvel superdesportivo da marca de Sant’Agata Bolognese. O assento da moto é também inspirado no acabamento dos assentos do Huracán STO, graças à presença de realces na mesma cor.

A Ducati Streetfighter V4 Lamborghini é incrementada ainda mais por componentes preciosos: poisa-pés do condutor ajustáveis em alumínio, com as proteções de calcanhar, base do assento, cobertura do painel de instrumentos e da fechadura da ignição, bem como a proteção do pinhão de ataque feita da fibra de carbono especial usada para os componentes da superestrutura. A mesma fibra de carbono é usada em peças destinadas à proteção térmica nas tampas das cabeças traseiras e coletores da correspondente bancada de cilindros, mas também no suporte da ótica, no guarda-lamas traseiro e nas proteções do sub-quadro traseiro. Finalmente, a vista lateral da Streetfighter V4 Lamborghini é sublinhada pelo silenciador de escape Akrapovič em titânio, com terminal em fibra de carbono.

O nome do modelo e o número de série da moto são exibidos numa placa de metal inserida na cobertura central do depósito. O número é também maquinado numa inserção em alumínio na chave de ignição e surge no ecrã TFT durante a ignição, juntamente com uma animação comemorativa mostrando os emblemas da Ducati e Lamborghini e as silhuetas dos modelos.

Série limitada: 630 + 63 unidades

Um total de 630 unidades da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini serão construídas em ‘Verde Citrea’ e ‘Arancio Dac’, uma das combinações de cores específicas do Huracán STO. As asas e pinças de travão Brembo são também na cor Arancio Dac, as últimas com o contrastante logótipo a negro. As jarras da forquilha Öhlins são igualmente em negro.

Para além das 630 unidades em Verde Citrea/Arancio Dac, a Ducati disponibiliza uma ainda mais exclusiva série de 63 unidades, chamada Speciale Cliente, que estarão disponíveis para 63 clientes da Lamborghini.

Estes últimos, através de uma colaboração especial com o Centro Stile Ducati, poderão configurar as suas Ducati Streetfighter V4 Lamborghini Speciale Clienti com as cores das superestruturas e jantes exatamente como as dos seus Lamborghini. Será também possível escolher as cores das pinças de travão entre as incluídas na palete (Amarelo, Vermelho, Negro e Laranja Califórnia, para além da cor standard) e os detalhes do assento entre as quatro versões disponíveis.

Motor: Desmosedici Stradale de 208 cv

O coração da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini é o motor Desmosedici Stradale de 1103 cc com uma potência de 208 cv (homologação Euro 5), caracterizado pela cambota contrarrotante, distribuição desmodrómica com quatro válvulas por cilindro e ordem de ignição TwinPulse, derivada do MotoGP. Na Ducati Streetfighter V4 Lamborghini o motor caracteriza-se por ter embraiagem a seco, tal como nas Ducati de MotoGP e Superbike.

O quadro em alumínio Front Frame usa o motor como elemento portante. As suspensões são unidades semi-ativas Öhlins Smart EC 2.0, enquanto o sistema de travagem Brembo conta com pinças Stylema e discos de 330 mm. O pacote aerodinâmico, baseado nas asas biplano em carbono integradas nas tampas laterais do depósito, estabilizam a moto a velocidades elevadas, sem comprometer a agilidade e comportamento. O peso em ordem de marcha é de 197,5 kg.

A Ducati Streetfighter V4 Lamborghini é fornecida com uma série de acessórios que aumentam o seu apelo e facilidade de afinação para uso em pista. Começam com uma tampa aberta em fibra de carbono para a embraiagem a seco e continuam com tampas para a remoção da placa de matrícula e retrovisores, uma tampa de depósito desportivo e uma capa para a moto na mesma cor das superestruturas. O equipamento fica completo com um certificado de autenticidade em alumínio, onde se mostram os números de quadro e de motor, para garantir a originalidade da moto e sublinhar ainda mais a sua exclusividade.

Equipamento personalizado

Esta colaboração única é reforçada pela possibilidade, reservada aos proprietários da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini, de completar a sua imagem com um capacete de edição limitada, blusão e fato em cabedal, no esquema de cores que replica o visual da moto. Além disto, para os compradores da versão especial cliente, o fato de cabedal por ser customizado com as cores usadas para a configuração, limitadas à escolha oferecida pela palete da Dainese.

A colaboração entre a Ducati e Lamborghini, que nasceu em 2021 com a Diavel 1260 Lamborghini, inspirada no Siàn – tão bem-sucedida que esgotou em poucos dias – irá continuar também nos circuitos de MotoGP. De facto, a partir do Grande Prémio de São Marino e da Riviera de Rimini, o escudo da marca de Sant’Agata Bolognese irá também aparecer nas Desmosedici GP da equipa de fábrica Ducati Lenovo.

As primeiras entregas da Ducati Streetfighter V4 Lamborghini terão início em abril de 2023. O preço desta máquina preciosa, é por enquanto um ‘segredo bem guardado’ em Bolonha, mas certamente, será ‘puxadinho’, ao alcance de muito poucos…

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments