EICMA 2021, Aprilia: Tuono 660 Factory, a mais sofisticada

By on 24 Novembro, 2021

A Tuono 660 Factory descende diretamente da Tuono V4 Factory e herda muitos dos seus principais valores, contando com um equipamento aprimorado, 181 quilos e 100 cavalos.

Fotos de exterior: Simon Palfrader

Lançada há menos de um ano e tendo como base a nova plataforma a Aprilia de 660 cc, a Tuono 660 vem acompanhada por uma nova versão com a chegada em 2022: a Tuono 660 Factory. A naked de média cilindrada apresentada no EICMA apresenta o mesmo tratamento das Tuono V4 com equipamentos mais sofisticados e desempenho aprimorado. Entre outras coisas, revela uma relação peso-potência melhor.

Na Tuono Factory o motor dois cilindros entrega 100 cavalos de potência, sendo a relação de transmissão final mais curta para garantir uma aceleração mais rápida. No que se refere à eletrónica, beneficia do mesmo pacote APRC da RS660, o que não acontece no modelo básico. O acréscimo da unidade inercial permite, assim, ganhar o gerenciamento do ângulo de controle de tração e ABS, bem como da iluminação em curvas. O shifter é aqui integrado de série. A assistência também inclui o anti-wheelie, cruise controle, gerenciamento do travão-motor e mapeamento do motor até 5 modos de controle personalizáveis.

Por fim, a ciclística também evolui com a adoção de um conjunto de suspensões mais sofisticado. Apresenta uma forquilha invertida KYB de 41 mm e um monoamortecedor totalmente ajustável. A adoção de bateria de lítio também permitiu que o peso da moto fosse reduzido, perdendo a Tuono 660 Factory dois quilos para passar a pesar 181 kg, com líquidos e combustível.

Em atualização.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments