Energica com novo motor mais leve e mais potente

By on 1 Julho, 2021

O fabricante italiano de motos elétricas Energica apresentou um novo motor para as suas motos. A nova unidade EMCE, oferece quase 26 cv a mais de potência e pesa dez quilos a menos.

Até agora, a Energica usou um motor elétrico de 107 kW e 215 Nm como motor básico dos seus modelos. Agora surge com um motor novo e mais potente, que na verdade estava previsto apenas para 2022. 

No entanto, como a rede de abastecimento da Energica muito afetada pela pandemia, os responsáveis da marca tomaram a opção de antecipar a sua estreia. O novo motor elétrico foi desenvolvido em conjunto com os especialistas da Mavel. O inversor, denominado EMCE (Energica Mavel Co-Engineering) deve ser instalado em todos os modelos Energica atuais.

170 cavalos e menos 10 quilos 

No novo motor EMCE o pico de potência aumenta para 126 kW, cerca de 170 cv a 8.500 rotações/minuto e, graças ao novo sistema de refrigeração líquida, a saída mais alta também deve estar disponível por um longo período de tempo. Até agora, os motores Energica eram refrigerados a óleo. Além disso, o novo motor é dez quilos mais leve. 

O novo motor EMCE é fabricado em Itália, o que encurta as rotas de entrega e garante melhor disponibilidade. Em primeiro lugar, o novo motor será instalado nas motos para os mercados europeu e norte-americano. Os mercados da Ásia serão atendidos posteriormente. 

Graças à produção local, será possível encurtar os tempos de construção dos motores das motos Energica e compensar os atrasos decorrentes do período de pandemia global. “A introdução no mercado do novo motor EMCE estava agendada para 2022, mas devido às dificuldades da nossa cadeia de abastecimento – devido à situação de pandemia global – decidimos antecipar os tempos e em apenas 6 meses desenvolvemos este projeto de co-engenharia com a Mavel, até a produção atual”, explicou Testoni.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments