Harley-Davidson – LiveWire é a nova marca elétrica da HD

By on 11 Maio, 2021

A Harley-Davidson anunciou hoje o lançamento da LiveWire como uma marca de motos totalmente elétrica. LiveWire é a partir de agora, muito mais do que uma moto…

Fonte: Harley-Davidson

Está definido. A LiveWire será a marca elétrica da Harley-Davidson, que planeia revelar o seu primeiro modelo no dia 8 de julho de 2021. A primeira moto da marca LiveWire estreará um dia depois no International Motorcycle Show em Irvine, Califórnia.

A nova empresa vai vocacionar a sua produção para o transporte urbano e terá instalações em Silicon Valley (Califórnia) e Milwaukee, no Wisconsin. A LiveWire terá ainda showrooms EV dedicados (começando em locais da Califórnia), onde os clientes podem interagir. A Harley-Davidson e a LiveWire também compartilharão desenvolvimentos tecnológicos entre as marcas para futura implementação.

“Um dos seis pilares da estratégia Hardwire é liderar na eletrificação. Ao lançarmos a LiveWire como uma marca totalmente elétrica, estamos a aproveitar a oportunidade para liderar e definir o mercado EV”, explicou o CEO da  marca norte-americana Jochen Zeitz. “Com a missão de ser a marca de motos elétricas mais apetecível do mundo, a LiveWire será pioneira no futuro do motociclismo, para a busca da aventura urbana e ir mais além. A LiveWire também planeia inovar e desenvolver tecnologia, que será aplicável às motos elétricas Harley-Davidson no futuro.”

Recuando no tempo, a Harley-Davidson revelou as primeiras imagens a rolar da LiveWire nuns testes em Espanha em 2018 (foto acima). A primeira moto totalmente elétrica da marca estava em desenvolvimento desde 2014, mas ficou longe de ser um sucesso da noite para o dia. As entregas iniciais pararam, devido a problemas de carregamento, e a Motor Company lutou para encontrar uma audiência para a sua primeira moto elétrica. Houve muitas críticas, mas ao mesmo tempo também elogios pelo primeiro esforço da Harley em entrar nesta categoria.

Com a LiveWire a liderar a linha EV da MoCo, o seu sucesso foi fundamental para os próximos passos da marca. Em vez disso, a Harley mudou de curso quando o CEO Jochen Zeitz assumiu o leme, virando a direção para as grandes cruisers tradicionais da HD. Entretanto, enquanto Zeitz implementava a sua estratégia hardwire, modelos planeados como a e-scooter da Harley foram removidos do site da empresa. Então, para nossa surpresa — depois de meses de silêncio na frente elétrica — a Harley acaba de anunciar que dividirá o nome LiveWire com uma marca própria marca dedicada a motos elétricas!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments