Icy Fresh: A Ducati 916 Impuls Michael Jordan

By on 17 Fevereiro, 2019

Para os apaixonados dos ténis de marca, o modelo Air Jordan XI Concord é bem conhecido. Projetado por Tinker Hatfield, é parte da lenda que envolve o jogador de basquete Michael Jordan – e é também o modelo mais popular na icónica gama Air Jordan.

Michael Jordan é ele próprio um apaixonado por motos e até apoiou uma equipa de competição nos EUA há alguns anos. Portanto, parece apropriado que a XI Concord se tenha tornado o catalisador desta nova personalização feita na Alemanha pela Impuls Customs. A ideia veio da marca alemã de roupas desportivas BSTN e foi um verdadeiro momento de inspiração.

Duki da BSTN procurou-nos para construir uma moto para o lançamento da Jordan XI Concord“, diz o chefe da Impuls, Philipp Wulk. “Como ia haver uma filmagem de um vídeo, tínhamos apenas dois meses para completar toda a preparação.”

Philipp sugeriu uma Ducati 916 como a moto dadora. “Foi inovadora na sua própria área, como Michael Jordan foi na dele. Assim, comprámos um modelo de 1995 – do mesmo ano em que o XI Concord foi lançado pela primeira vez ”.

Para cumprir o prazo, a Impuls 3D digitalizou a Ducati e a sua famosa carenagem na Volke em Munique, que trabalhou nos dados por uma semana. Com a ajuda de Philipp, o especialista NeQu projetou e construiu digitalmente um depósito de combustível, uma célula de combustível de metal, uma carenagem renovada e as luzes da frente.

Os arquivos foram para a Creabis em Munique para impressão – um dia antes de Philipp se casar. Enquanto ele estava numa breve lua de mel em Paris, o seu parceiro de garagem Matthias começou a fabricar as peças de metal: a estrutura traseira, uma chapa para servir de base para o assento e a ponteira de escape.

Ele também rebarbou o quadro, soldou novos pontos de montagem e construiu o depósito a partir de chapa plana.

A um mês do prazo, o trabalho nos detalhes começou. A eletrónica veio da Motogadget, a Magura forneceu bombas de travão radiais HC3 com manetes ajustáveis ​​e os tubos de malha de aço ABM Steelflex foram conectados.

O motor foi tratado com uma caixa-de-ar personalizada e depois revestida de branco – algo que não se vê com frequência – e a Impuls também construiu um sistema de escape personalizado, com coletores revestidos a cerâmica branca. Um smartphone Huawei Mate 20 com écran OLED curvo funciona como sistema de navegação, velocímetro e GPS: um instrumento Motogadget Motoscope Pro atua como conta-rotações.

A Impuls optou deliberadamente por rodas e pneus incompatíveis. Na frente, há uma jante Rotobox RBX2 de carbono com um pneu Pirelli Rosso Corsa II. A roda branca com revestimento em plastificado na parte de trás é uma PVM de liga leve de 10 raios com um pneu Pirelli Diablo. “Queríamos que o padrão único do sapato fosse integrado no perfil do pneu”, diz Philipp. “Uma ótima ideia, mas uma verdadeira dor de cabeça. No final, foi a última parte que terminámos.”

Algumas partes da carenagem original permaneceram inalteradas, já que o mecanismo de montagem da Ducati 916 é “quase perfeito” – e a Impuls não queria mudar o essencial das entradas e saídas de ar. A pintura é principalmente preto e branco, com apenas alguns toques de “Concord blue” para combinar com o sapato. Foi aplicada por Rico Ulbricht, que apesar do prazo apertado fez um excelente trabalho.

“Assim que uma peça não era necessária por dois dias, foi para o Rico”, diz Philipp. “Algumas peças tiveram que ser pintadas duas vezes, porque foram riscadas durante a montagem – incluindo o depósito e parte da carenagem.”

Na última semana, foi trabalho a dobrar até às tantas. O depósito de combustível de metal estava pronto, mas o filtro de combustível e a bomba de combustível ainda não estavam integrados. “Na 916, a bomba de combustível fica mesmo na parte de trás do depósito de combustível – onde o depósito original tem a sua altura máxima e o nosso é plano. Pode-se imaginar como essa parte foi difícil de encaixar”.

Com o prazo a aproximar-se, a BSTN apresentou a Impuls a Kruno Nakic um artesão habilidoso que cuida de tudo o que seja criações em couro personalizadas da BSTN. “Ele reconstruiu o assento connosco e forneceu os materiais”, diz Philipp. O assento usa neoprene preto, quatro tipos de material externo e couro branco, e foi montado em apenas dois dias. O depósito foi selado, testado para estanquidade a três Bar de pressão e a bomba de combustível instalada.

Só então a Impuls construiu uma luz traseira dum bloco de acrílico de dez centímetros cúbicos, com a ajuda de Fabian Gatermann – o artista que trabalhara anteriormente na moto “K101” que levou a Impuls à fama. Pouco antes de as câmaras começarem a rodar para a sessão publicitária, Matthias construiu uma divisória para a parte inferior da carenagem – para dar à moto uma postura ainda mais agressiva.

E Niko, da Lasergravur München, gravou a borracha do pneu e os aros. Num mundo de “colaborações entre marcas” muitas vezes ténues, isso foi um ponto alto do projeto. O resultado final foi um visual radical, construído usando tecnologia de ponta, e que se sabe vai ser divertido de conduzir.

Michael Jordan, temos certeza, aprovaria.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!