Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Euro5+ a partir de 2024 exige mais testes

By on 11 Novembro, 2021

A partir de 2024, todos os veículos homologados devem ter a normativa Euro5+.  Saiba o que significa essa codificação.

Em 2020, iniciou-se a obrigatoriedade do Euro 5 para veículos homologados recentemente, passando a partir de janeiro de 2021 essa  comercialização para todos os veículos novos comercializados. O processo de aprovação para o Euro 5 inclui um conjunto de normas europeias sobre emissões poluentes, aplicadas no âmbito de uma política que visa a redução da poluição atmosférica. Por sua vez, todo o processo de homologação de um veículo, que termina com a emissão de um certificado pela autoridade competente, graças ao qual o produto entra num determinado mercado.

Tudo começa com a acreditação, seguem-se os ensaios (de acordo com normas e directivas) e após a elaboração de relatórios técnicos comprovados a transmitir às autoridades competentes, como é o caso dos departamentos de transportes dos vários Ministérios Europeus. A última etapa é a obtenção da aprovação final por parte do fabricante.

A partir de 2024 o Euro5+ entrará em vigor para os novos modelos. E como aconteceu com o Euro 5, o 5+ passará a ser obrigatório a partir de 2025 para todos os novos veículos que estiverem no mercado. O que muda então para as homologações de veículos motorizados?

Será necessário fornecer testes especiais para o cálculo das emissões. Entre as inovações mais significativas que o Euro 5+ irá apresentar estão, por exemplo, uma nova fase de diagnóstico a bordo (OBD II, integrado apenas parcialmente feito nas atuais homologações de motos Euro 5), testes de durabilidade mais rigorosos e, talvez, até maiores reduções de ruído.

De acordo com Pietro Vergani , Gestor da Unidade de Negócios  (Automotivo & Industrial) da TÜV Itália “a recente transição para o Euro5 nos últimos dois anos é apenas um novo ponto de partida para uma nova atualização legislativa” imposta pela Comunidade Europeia para os veículos da categoria L (que inclui ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments