Suzuki SV650 Street Tracker: Das pistas para a cidade!

By on 16 Junho, 2021

A Suzuki apresentou a SV650 em 1999, e ela rapidamente ganhou reputação como a Monster dos pobres, graças à sua estrutura de treliça, motor V-twin e componentes de nível médio. Essa acessibilidade emprestou à SV650 uma grande versatilidade, sendo a moto usada essencialmente como uma naked utilitária, mas também dada a algum divertimento. Porém, a Stoker Motorcycles quis ir mais além… 

Em 2009 a Suzuki substituiu a SV pela SFV650 Gladius, mas a substituta malfadada da SV durou apenas nove anos – antes da SV650 retornar triunfante em 2016. Apesar das especificações atualizadas e treliça de aço tubular simplificada, a Stoker Motorcycles, sediada na Finlândia, preferiu o modelo 2000 para o seu projeto de street tracker (STR).

Designer industrial e automóvel a tempo inteiro, Antti Eloheimo, tirou então a Stoker de uma garagem em Helsínquia, com o objetivo de criar uma SV inspirado em corridas para as deslocações diárias. Com o pensamento no mundo das flat track, entregou-se então a uma construção personalizada que permanece-se confortável nas ruas urbanas.

Primeiro, modificou o depósito de gasolina da Suzuki para ficar mais baixo no quadro. A célula de combustível alterada não apenas centralizou a massa, mas forneceu espaço para a nova carroceria de esteira plana. Eloheimo moldou à mão a carroceria de fibra de vidro desde o depósito à cauda, ​​com detalhes sutis como entradas de ar integradas e canais de vento traseiros que refinaram a imagem. Um assento acolchoado de espuma completou a completa a reforma cosmética da SV650, mas Eloheimo manteve a sua decisão.

“Queria construir algo fácil e divertido, que não magoasse o corpo depois de alguns quilómetros”, admite Eloheimo. “O assento parece duro, mas na verdade é bastante confortável para sentar – ou pode ser que eu tenha me acostumado com bancos de espuma para corridas de rua!”

Sob a ciclística atualizada, os painéis laterais de alumínio e uma placa sob a cauda ocultam o cilindro traseiro do motor, o sub-quadro reconstruído e os componentes eletrónicos. Foi ainda reforçada a aparência e proteção da SV650 com uma grade do radiador impressa em 3D e tampas laterais.

Enquanto a maioria das street trackers possuem rodas de 19 polegadas, Eloheimo manteve intactas as rodas originais. Em vez disso, aparafusou as tampas das rodas e envolveu as rodas de 17 polegadas em borracha supermoto. As novas partes internas do garfo batem na extremidade dianteira, enquanto um amortecedor da Kawasaki ZX-10R abaixa a traseira também. Protetores da forquilha, mangas de travão trançadas e réplicas de guiador Neken Jared Mees completam o visual. Por outro lado, o velocímetro Motogadget, os piscas e o único farol que se projeta na placa dianteira tornam a STR legal.

Eloheimo finalizou o seu projeto com um esquema de cores branco / prata de dois tons que vincula visualmente a carroceria à moldura de treliça do quadro. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments