Teste OffRoad: Triumph Tiger 900 Rally Pro – vejam só do que ela é capaz…

By on 7 Dezembro, 2020

Teste offroad realizado por Nuno Leotte

A Triumph Portugal pelas mãos do seu responsável Vitor Sousa, teve a coragem de pôr à prova uma Tiger 900 Rally Pro, totalmente de série, na ultima edição da Baja Portalegre.

A única modificação foi a troca dos pneus de série por uns bons pneus offroad, e lá estava ela à partida da mítica prova de todo o terreno, conduzida por Filipe Elias. Infelizmente o mau tempo ditou o forçado encurtamento da distância da prova, mas a experiência foi válida pela dureza das condições.

O Moto+ decidiu então sugerir à Triumph a realização de um teste off-road desta mesma moto (ainda com todos os números e autocolantes da prova), pelas mãos do nosso piloto/ ensaiador Nuno Leotte, um homem sobejamente experiente tanto no campo do enduro e do todo-o-terreno, assim como de utilização de motos Adventure em offroad. Quisemos perceber mesmo quais as capacidades e limites da Tiger 900 Rally Pro.

A Tiger 900 Rally Pro foi levada para a zona de Montargil onde foi posta à posta em vários tipos de terreno e piso, incluindo zonas de areia mole, caminho e trilhos com terra de vários tipos, com mais ou menos pedra, zonas abertas, estradões, subidas íngremes, zonas sinuosas, saltos,enfim todo o tipo de situações características do offroad.

Chegámos mesmo a criar um confronto directo com uma pura moto de enduro, em ritmo bem forte.

Com um total de cerca de 120 kms foi possível retirar conclusões interessantes.

Para começar foi importante ter bem noção de que tínhamos em mãos uma moto Adventure de 200kg, motor de 3 cilindros e 900cc e 95 cv de potência e não uma moto de Enduro com 100kgs. É fundamental fazer sempre essa diferença.

Um Tiger 900 Rally Pro, não deixa de ser uma moto de estrada, preparada para percorrer longas distancias, com capacidade de atingir altas velocidades nas melhores condições de segurança.

Mas também foi configurada para poder absorver as irregularidades dos caminhos e trilhos de offroad, com o máximo de competência que este compromisso possa permitir.

A Tiger 900 Rally Pro é uma moto de utilização mista, para quem precisa de uma solução que inclua o melhor dos dois mundos – o asfalto e a terra.

Mas todos sabemos que não há milagres…as exigências de uma moto estradista, com poder de alcance, boa autonomia de quilometragem, toda a mais sofisticada tecnologia e electrónica, obrigam a ganhar peso, que depois se ressente nas condições de precária aderência do offroad.

Por isso nunca é demais salientar que a Tiger 900 não é uma moto de enduro, nem tão pouco uma moto de offroad, mas sim uma moto que procura reunir as melhores soluções para a mais eficaz utilização mista.

Tendo tudo isto em mente, começámos por tirar algum ar dos pneus, regular o modo de condução para Enduro Pro, desligar o ABS e controlo de tração. e arrancar.

A posição de condução é própria de uma moto desta envergadura, uma moto de estrada basicamente, com o assento muito baixo, o que nos faz sentir exageradamente encaixados dentro da moto e não em cima dela, como é preferível para andar em offroad. Levantar da posição sentado para ficar em pé não é tão fácil quando se está demasiado encaixado.

Fora isso, uma boa sensação, sendo que talvez preferíssemos ter punhos, manetes e proteções de mãos mais pequenas…tudo aqui é grande na proporção da dimensão e do peso..

A potência do motor é impressionante, mais do que suficiente em todas as situações não sendo necessário acionar o modo Sport, que na pratica não tem aproveitamento possível em terra…e já assim ela vai sempre a “rabejar” em aceleração…

Tivemos que nos habituar ao acionamento da caixa de velocidades pois sentimos dificuldade em engrenar as mudanças em situações extremas que exigiam passagens rápidas. Mas com a habituação tudo foi melhorando o que nos fez concluir que o problema poderia estar relacionado com o facto de não termos podido afinar o pedal da caixa para utilização com botas de motocross que utilizámos.

A suspensão, tanto dianteira como traseira, surpreendeu-nos pela eficácia e capacidade de absorver as irregularidades do terreno, fossem buracos fundos ou altos. O curso nunca foi demasiado curto e nunca chegámos ao seu limite, nem mesmo em alguns saltos mais ousados. Muito impressionante para uma moto deste peso.

A travagem é outro dos pontos fortes, revelou-se sempre muito eficiente, mordaz, mas progressiva, sem causar sustos de bloqueio de roda da frente…inspirou sempre confiança e permitiu que nos pudéssemos lançar em ritmos mais agressivos.

A Tiger 900 Rally Pro conduz-se com precisão, obedecendo aos comandos do piloto e transmitindo uma boa sensação de controlo e segurança. O peso não é uma permanente dor de cabeça, pelo contrario, muitas vezes esquecemo-nos dele, tal a facilidade com que a Tiger muda de direção, sem perder a frente , trava repentinamente ou acelera para ultrapassar um obstáculo. É ágil, maneável, obediente e segura, sempre com muita potência disponível caso seja necessário.

Nos saltos que realizámos o comportamento foi sempre são, com aterragens seguras e estáveis, e nas subidas íngremes e enduristas, a Tiger trepou pelos obstáculos, absorvendo as raízes e todas as irregularidades como uma cabra montêz, como se pode ver nas imagens do vídeo.

O objectivo foi mesmo o de colocar a Tiger perante condições adversas e situações pouco próprias para uma Adventure, e a experiência surpreendeu-nos pela positiva.

Sabemos que este tipo de utilização não é o que os compradores desta moto lhe darão, mas é interessante conhecer não só as suas capacidades, como os seus limites.

Ficámos a saber que a Tiger 900 Rally Pro é uma moto capaz de andar em offroad com muita eficácia, e proporcionando muito gozo a um piloto experiente. Mas não é um moto de enduro e não deve portanto ser encarada ou usada como tal. Há que lhe ter respeito e saber compreender a sua  dimensão e peso pois não é possível enganar as leis da física…

Se pensarmos que a designação Adventure pressupõe utilizar uma moto em situações difíceis, adversas e por vezes imprevisíveis, ou seja assegurar que a moto passa onde for necessário passar, sim podemos afirmar que a Tiger 900 Rally Pro é uma opção muito competente para quem queira viajar em aventura.

As imagens falam por si.

Se desejar ler o ensaio completo da Triumph Tiger 900 Rally Pro, clique em baixo:

Se desejar ler outros artigos e vídeos sobre a Triumph Tiger 900 Rally Pro, escolha e clique:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x