‘Concept’ Yamaha F155 – Um protótipo a perscrutar novos horizontes de design

By on 7 Janeiro, 2021

Se há veículos de sonho, este é um deles. A F155 é um novo protótipo de linha desportiva, uma espécie de primeiro degrau para iniciantes, com um visual simultaneamente elegante e agressivo, inspirado em algumas das melhores realizações da Yamaha.

Abordemos em primeiro lugar as partes oleosas, a bem dizer, a sua mecânica. Esta tem por base o mesmo motor de 155 cc da bem sucedida Yamaha R15 na Ásia. Este motor produz cerca de 20 cv e tem engrenagens, ao contrário da grande maioria das scooters. Não há mais aquela aceleração fácil e progressiva – e algo preguiçosa! – proporcionada por um motor com variador CVT. A suspensão dianteira emprega bainhas invertidas proporcionais ao seu perfil, enquanto a traseira é ‘abençoada’ por um braço oscilante em forma de banana, com um monochoque ligado diretamente ao quadro.

O conceito é um design de um único assento, com uma unidade traseira que parece ser inspirada diretamente pela superdesportiva Yamaha R1. E as semelhanças com outras motos maiores não se ficam por aí! Na frente da scooter de aparência descolada, há a última geração de faróis LED da nova Tracer 9 (ex- Tracer 900) com uma entrada de ar frontal inspiurada diretamente na YZR-M1 de MotoGP.

Como já mencionámos, esta moto está a ser revelada como um protótipo, mas isso não significa que não veremos pessoas como ela na estrada um dia. A Yamaha levantou o véu no durante o lançamento da sua Exciter 155 no mercado asiático. Também foi confirmado que este ‘concept’ será em breve aplicado em breve. Pelo que vemos, se algum dia chegar à gama de scooters do fabricante de Iwata, pode de facto ter grande sucesso.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x