Davinci DC100: Um robô sobre duas rodas

By on 27 Julho, 2021

A Davinci Tech promete que sob a impressionante carenagem da sua primeira moto elétrica está um sistema de potência de alto rendimento, acompanhado por um conjunto de sensores que em tempo real são capazes de gerir múltiplos aspetos da condução.

A startup de tecnologia chinesa Davinci Tech, trabalhou nos últimos sete anos no projeto de sua primeira moto elétrica com o objetivo de oferecer “a experiência de pilotagem mais suave, segura e agradável do setor”. O primeiro protótipo apresentado passou por uma série de alterações, reformulações e melhorias, até à derradeira solução que chegará à produção e será conhecida como DC100 .

O fabricante descreve a DC100 como um “robô sobre duas rodas”, pois é equipado com um grande número de sofisticados sensores eletrónicos, cuja função é manter a segurança e eficiência desta moto elétrica nos níveis mais elevados possíveis. Todos esses sistemas, assim como o motor elétrico e a bateria, estão sob uma carenagem volumosa que lhe confere um aspecto vanguardista.

GERIDA POR SENSORES

A complexa eletrónica da DC100, fornece a capacidade de observar no TFT o posicionamento da moto, assim como de verificar as condições de temperatura, tanto ambiente, como da bateria e motor. Apresenta uma série de sensores giroscópicos, normalmente presente em motos de elevada performance, que determinam fatores como a inclinação, o ângulo de inclinação e curva.

Além disso, a Davinci DC100 incorpora uma função de assistência de condução para permitir arranques suaves e garantir o manuseio em situações de baixa velocidade. Como num carro automático, o condutor pode selecionar a posição “D” na mudança de marcha, a qual permite à moto mover-se automaticamente a uma velocidade de 7 km/h. 

A Davinci tem como objetivo oferecer “a experiência de condução mais suave, segura e agradável sobre uma moto elétrica”

Os sensores podem ainda detectar inclinações e declives, que permitem saber se estamos numa subida ou descida, configurando o sistema de tração para aumentar o seu desempenho, ou iniciar o sistema de travagem automática do motor respectivamente. Este último também inclui um sistema de recuperação de energia, que recarrega marginalmente a bateria enquanto desacelera e trava – também isto perfeitamente igual a um carro elétrico.

Para facilitar o estacionamento e a manobrabilidade, a DC100 possui ainda uma mudança suplementar de marcha-atrás, um recurso bem-vindo e necessário considerando o tamanho e o peso do veículo. Possui ainda um sistema de controle de tração em que os sensores medem a diferença entre as velocidades das rodas e cortam a energia logo que detectarem que a roda traseira começa a derrapar.

SISTEMA DE CARREGAMENTO RÁPIDO: 15 MINUTOS!

Por enquanto, o fabricante chinês ainda não revela as especificações do motor elétrico e da bateria da DC100. Refere apenas o objetivo de incluir um sistema de carregamento rápido, capaz de recuperar até 85% da bateria em apenas 15 minutos, um dos tempos de carregamento mais rápidos do mercado de motos elétricas. As atualizações da DC100 serão implementadas por via informática (OTA) para que os proprietários possam facilmente atualizar a sua moto com o software mais recente, sem ter que ir a uma oficina. 

As reservas para o DC100 já estão abertas, embora por enquanto apenas para residentes da China.

Site oficial da Davinci Tech: https://cn.davincimotor.com/product/davinci-dc-100

.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments