Euro4: O pedido à UE para uma possível extensão para o ano de 2021

By on 17 Agosto, 2020

DENTRO DE POUCOS DIAS, A COMISSÃO EUROPEIA APRESENTARÁ O DOCUMENTO SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA ENTRADA EM VIGOR DO EURO 5. RUMORES APONTAM PARA A PRORROGAÇÃO POR UM ANO DO EURO4.

O Coronavírus abrandou o mercado mas permanecem muitas interrogações sobre o que vai acontecer em 2021. Esse seria em princípio o ano de extinção definitiva da normativa sobre emissões Euro4. Mas, vamos por partes. O Euro5 já entrou em vigor no início deste ano, mas – de acordo com as diretivas europeias em vigor – os fabricantes podem continuar a vender veículos com homologação Euro4 ao longo de 2020. Neste momento, o final dessa normativa faria explodir os planos de muitos agentes e representantes no mercado de motociclos.

Durante os dois meses de confinamento obrigatório, os concessionários não conseguiram vender e, como resultado, foram criados stocks gigantescos (estamos a falar de mais de 200 mil unidades na Europa) de veículos Euro4, que devem ser eliminados o mais rapidamente possível.

E isso não é tudo. Para os vários organismos de certificação, tem havido um importante abrandamento na obtenção de novas aprovações, que normalmente já são longas. A última peça do puzzle diz respeito ao documento que será apresentado nos próximos dias pela Comissão Europeia sobre a regulamentação da entrada em vigor do Euro5. O que podemos esperar?

Rumores

Tendo em conta os acontecimentos imprevistos, a lentidão e o stock de veículos, a ACEM (Associação Europeia de Fabricantes) fez um pedido que se poderá revelar fundamental: prolongar por um ano a obrigação Euro5 e permitir a produção de veículos Euro4 também para 2021, de modo a poder vender o stock de veículos.

Isto iria ajudar muito o mercado. Os números do registo de motociclos e scooters continuam em tendência positiva no pós-confinamento, e em Julho confirma-se o crescimento pelo segundo mês consecutivo do mercado.

Não há certezas quanto às decisões da Comissão Europeia, mas alguns rumores falam de uma extensão da comercialização para todo o ano de 2021 dos veículos Euro4 (e não, como solicitado pela ACEM, também para a sua produção). Provavelmente, serão os Estados membros a decidir como conceder a porrogação. É esperar para ver.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x