KTM 1290 Super Adventure S: Libertação absoluta!

By on 26 Janeiro, 2021

Enriquecendo o segmento Adventure com o lançamento dos seus modelos acima de 1000 cc nos últimos oito anos, a KTM aproveitou ao máximo a experiência adquirida ao longo desse tempo, para agora inaugurar uma nova era de design, centralizada no condutor e na tecnologia inovadora. Falamos da nova KTM 1290 Super Adventure S que incita a experimentar os valores de liberdade única que só a moto oferece!

Apresentada hoje, esta segunda geração da KTM 1290 Super Adventure S é a moto de aventura mais desportiva e tecnologicamente mais avançada já produzida em Mattighofen, na Áustria. Criada para fornecer os benefícios de uma turismo desportiva versátil, focada na ergonomia e conforto em qualquer terreno, o novo modelo é, em poucas palavras a Adventure de Alta Performance. Ponto!

ERGONOMIA REDESENHADA

Criada para um manuseio mais preciso a nova KTM 1290 Super Adventure S de 2021 melhora ainda mais a distribuição de peso e a agilidade. De acordo com a marca, apresenta uma sensação mais precisa em curva, algo que e conseguiu recuando a coluna de direção 15 mm para trás e realocando a seção dianteira do motor. Além disso, o braço oscilante mais longo com reforços visíveis contribui para uma sensação mais estável na fase de aceleração. O sub-quadro traseiro foi modificado para fornecer uma altura de assento mais baixa sem por isso sacrificar a força ou praticidade.

Ao redor da posição de condução encontramos um novo depósito de combustível de 23 litros, sem chave mecânica. Cada centímetro da moto foi analisado para não interferir na direção. Proporcionando conforto adicional para viagens longas, o novo assento agora tem dois níveis e pode ser ajustável em 20 mm de altura. Também é possível ajustar as manetes, a instrumentação TFT totalmente nova; o écran protetor foi desenvolvido por meio de testes no túnel de vento e pode ser deslocado 55 mm em altura. No geral, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S destaca-se pela sua baixa centralização de massa e distribuição de peso refinada. É uma moto que pede para ser pilotada com garras ou acariciada a percorrer longas distâncias!

TECNOLOGIA PARA MELHORAR O DESEMPENHO

A nova geração de ajudas eletrónicas permite-nos agora regular a sua direção com um nível menos intrusivo do controlo de tração com os modos RAIN, STREET, SPORT, OFFROAD e um update (opcional): RALLY mode. Para chegar à sua zona de pilotagem favorita com mais facilidade, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S apresenta um sistema inovador Adaptive Cruise Control de série para 2021. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o sistema baseado em radar, ajusta automaticamente a distância de segurança com o tráfego à nossa frente em acordo com cinco níveis acessíveis, através de comandos no guiador.

A experiência de pilotagem é ainda mais aprimorada com a nova tela TFT de 7 “, ligada a uma nova Unidade de Conectividade para um emparelhamento perfeito com o smartphone. A instrumentação agora é maior e oferece sistemas de menu mais rápidos e práticos, bem como infográficos atraentes para representar claramente os diferentes seções da moto.

A instrumentação está localizada em cima de um porta-luvas redesenhado que inclui uma porta de carregamento USB. Para se comunicar com a nova tela de instrumentação, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S equipa novos interruptores em ambos os lados do guiador para um uso mais perfeito.

CORAÇÃO V-TWIN COM 160 CAVALOS

A ‘alma’ da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S continua a ser aquele fantástico V-Twin do qual tão boas recordações guardamos, agora revisto e com aprovação Euro 5. Os seus impressionantes 160 cv e 138 Nm saem agora de uma unidade mais leve (-1,6 kg) graças às paredes laterais mais finas dos cilindros, cárteres do motor e um novo circuito de óleo. O motor respira através de um sistema de escape de dois manifold aprimorado e o seletor da caixa apresenta um mecanismo de engrenagem PANKL revisto e com grandes melhorias para atuar o Quickshifter + opcional.

Os novos pistões aumentam a fiabilidade e todo o trem de força retém melhor a capacidade de arrefecimento graças a um novo sistema de água e óleo. Dois novos radiadores trabalham em harmonia com a ciclística, agora redesenhada para canalizar o ar quente das pernas do piloto. Intervalos de manutenção a cada 15.000 km e baixo consumo de combustível completam este motor reenergizado. Além disso, o sistema de Controle de Tração vinculado ao ângulo de inclinação da moto possui dois controladores distintos, um para patinagem das rodas e outro para o ângulo de inclinação, com dados e estratégias próprias. Os sistemas ABS nas curvas e ABS Offroad são produtos do novo Controle de Estabilidade Moto da Bosch, enquanto a regulação do Travão Motor é opcional.

AMORTECIMENTO APRIMURADO

A KTM 1290 SUPER ADVENTURE S ‘sobrevoará’ estradas esburacadas sem problemas, graças a uma nova geração de Tecnologia de Suspensão Semiativa WP APEX (SAT). O SAT apresenta maior capacidade de amortecimento graças às novas válvulas, enquanto o sensor de ângulo de inclinação 6D, trabalha diretamente com a unidade para criar um esquema completo do comportamento do piloto.

Um conjunto Suspension Pro, que oferece amortecimento individual para o garfo e amortecedor, ajuste automático da pré-carga e um ajuste On/Off do sistema Anti Dive, faz parte da linha atualizada de produtos KTM PowerParts projetados especificamente para a KTM 1290 SUPER ADVENTURE de 2021. Com o Rally Pack adicional apresentando o modo de pilotagem RALLY e o respectivo ajustador de deslizamento MTC, todos os recursos do Suspension Pro e Rally Pack, juntamente com o Quickshifter +, o Motor Slip Regulation, o Hill Hold Control e a luz de freio adaptativa estão incluídos em todos -em-um Tech Pack.

A nova geração da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S estará disponível nos concessionários KTM de todo o mundo (exceto América do Norte) a partir de Março de 2021.

Joachim Sauer – Gestor de Produto KTM: “A 2021 KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é uma moto projetada para oferecer diversão incomparável em qualquer terreno. Com este modelo, a KTM entra na sua terceira geração de grandes motos Travel-Enduro para aventureiros que rodam no asfalto e offroad. Coletando feedback do mercado, concentramo-no em melhorar a sensação e a ergonomia do condutor, ao mesmo tempo em que introduzimos avanços inovadores, como o Adaptive Cruise Control (ACC). Para apreciar a magia do nosso ACC, você precisa considerar que as estradas ideais para experimentar o desempenho emocionante da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S podem estar a horas de distância. Com rodovias intermediárias, o ACC permitirá que você passe rapidamente pelo trânsito, mantendo a moto apta sempre que possível… Neste modelo de nova geração mantivemos o DNA KTM original forte com seu elevado potencial de desempenho.”

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x